Introdução

Docker está aqui para nos oferecer uma maneira eficiente e rápida de transportar aplicativos em sistemas e máquinas. É leve e permite que você tenha rapidamente aplicativos executando em seu próprio ambiente. Então vamos estudar um pouco sobre Docker e ver como começar a usar essa ferramenta.

Neste primeiro post vou abordar sobre a instalação do Docker no Ubuntu, mas caso você use Windows ou Mac você poderá usar o Docker for Windows ou Docker for Mac, em ambos os casos eles irão fazer download do instalador, e com isso vocês terão o Docker instalado na versão mais atual.

O primeiro passo para instalar o Docker no Ubuntu é conferir se você tem o curl instalado.

which curl

Caso não esteja instalado você pode instalar com o seguinte comando:

apt-get install curl

Com o curl instalado vamos instalar o Docker:

curl -sSL https://get.docker.com/ | sh

Este comando vai identificar automaticamente qual é a sua distribuição do Linux e vai instalar a última versão do Docker. Para conferir se o Docker está instalado basta usar o comando:

docker

Com isso você verá uma lista de comandos que podem ser utilizados. Agora vamos conferir se o serviço do Docker está sendo executado, para isso basta usar o comando:

service docker status

Caso a mensagem retornada seja, Docker is not running devemos iniciar o serviço com o comando:

service docker start

Beleza, agora que temos o Docker instalado e executando podemos começar a trabalhar. Para utilizar o Docker precisamos conhecer alguns comandos básicos. Abaixo irei listar alguns comandos que são necessário para começar a utilizar o Docker:

docker search ubuntu

Com o comando acima o docker vai listar todas as imagens ubuntu que estão no Docker Hub.

docker pull ubuntu
docker images

Após ter baixado a imagem com docker pull podemos executar o comando docker images para ver a imagem baixada.

docker rmi images
docker run ubuntu
docker ps
docker ps -a
docker start id_do_container/nome_container
docker exec
  docker exec id_container ou nome_container mkdir /tmp/myDocker
  

O docker exec executará apenas se o container estiver running.

docker stop id_do_container/nome_container
docker rm id_do_container ou nome_do_container

Conclusão

Estes são apenas alguns comandos (acredito ser os mais utilizados), vale lembrar também que o Docker tem muitos outros comandos. Para aprender mais você pode acessar a documentação oficial.

Por hoje é isso pessoal, em breve estaremos aprendendo mais. Esse é o primeiro post sobre Docker, nos próximos artigos vamos ver como criar uma imagem e enviar ela para o Docker Hub, como usar Dockerfile e para finalizar vamos ver um pouco sobre Docker Compose. Espero que tenham gostado! Até o próximo artigo!!!