Olá, boa noite a todos!!!

Como muitos de vocês já sabem, estou muito feliz pois no fim da semana passada consegui tirar duas certificações:

Primeiramente gostaria de pedir desculpas pela ausência de novos conteúdos na CodeShare Education esses tempos, porém estava sem tempo por causa de projetos pessoais, projetos de meu trabalho e também com os estudos.

Depois que postei sobre a Certificação PHP em alguns grupos no Facebook, surgiram algumas dúvidas por parte de alguns membros sobre como se inscrever para realizar a prova e como se preparar para a mesma, então nesse post irei falar como você irá se inscrever e dar algumas dicas de estudos!!! Então, vamos lá!!! :D

Comprando o voucher

Para realizar a prova, o primeiro passo é comprar o voucher que dará o direito de você realizar o teste para conseguir a Certificação. A Certificação é dada pela Zend e o primeiro passo é entrar no site para fazer o seu cadastro através desse link.

Cadastre as informações com cuidado, pois os dados que você usar para criar a sua conta serão os dados que serão usados para gerar seu voucher e a Certificação, então preencha com bastante atenção.

Após terminar o seu cadastro, é hora de comprar o voucher através desse link. Na data que este post está sendo escrito o valor do voucher é de $195,00.

Falando um pouco sobre o Exame de Certificação

A prova aborda sobre dez tópicos, sendo eles:

A primeira coisa a saber da prova é que ela é totalmente em inglês (por isso coloquei os tópicos em inglês), então caso você não tenha um bom domínio, recomendo que treine um pouco o inglês. Para a prova você precisará de inglês básico, apenas para entender o que está sendo pedido e as opções dadas e como é um inglês mais voltado para a área isso não se torna um impeditivo muito grande.

A prova é composta de setenta questões geradas aleatoriamente e você terá noventa minutos para finalizar. Quando fiz a minha prova, terminei a prova faltando dezoito minutos e gastei cerca de dez minutos para revisar algumas questões.

Enquanto você responde as questões você pode marcá-las para serem revisadas no final (você pode revisar mesmo as que não marcar, isso é apenas um meio de facilitar e diminuir o tempo gasto para achar a questão que está procurando) e caso queira pode comentar as questões, dando um feedback para a Zend, porém se for fazer isso tome bastante cuidado, pois o tempo não para enquanto você está escrevendo os comentários.

O resultado é imediato, assim que você termina a prova você recebe uma mensagem falando se você passou ou não no exame. Ao passar, dentro de até 48 horas seu nome é inserido na famosa Yellow Pages da Zend. Você também ganha o direito de usar a logo da certificação em seu site, currículo, cartão de visitas, etc.

Diferente de algumas provas, você não recebe a porcentagem de acertos no final, apenas uma mensagem se você conseguiu ou não obter a Certificação. Caso você não consiga é mostrado uma tabela com os tópicos e com uma “classificação” de como você foi em cada tópico para poder focar os estudos nos seus pontos fracos para a próxima tentativa!!! Mas nenhum de nós iremos ver essa tabela certo?!?!?!

Outra coisa a saber são os tipos de questões que podem cair:

Preparando para o Exame

Muitas pessoas me perguntaram como me preparei para a prova e quero ressaltar alguns pontos importantes:

O primeiro passo que você deve fazer é analisar todos os dez tópicos que são cobrados no exame e separá-los em três categorias, de acordo com seu nível de conhecimento em cada um:

Com esse esquema criado, você irá definir atacar primeiro os tópicos classificados como “Ruim”, depois os classificados como “Normal” e por último os classificados como “Bom”. A cada semana faça uma reavaliação no esquema e quando se sentir confortável poderá realizar o exame. Eu estudei três meses para fazer o exame, mas esse tempo vai variar de acordo com cada pessoa!!

Toda semana eu realizava um simulado e as duas últimas semanas deixei dedicado apenas para realizar simulados e apenas tirava dúvidas das questões que eu errava durante os simulados. Para os simulados recomendo esse aplicativo!!! Ele realmente me ajudou muito na minha preparação, pois eu podia acessar durante minha ida e volta ao trabalho ou em uma festa chata kkkkkk!!! Enfim, foi de grande valia na minha preparação!!!

Outra grande ferramenta indispensável para a preparação é a própria Documentação do PHP!!! Utilizem como guia para tirar dúvidas e saber mais sobre funções importantes da linguagem!!!

Não tem muito segredo, se você seguir esse exemplo de roteiro e adaptá-lo você certamente conseguirá a sua Certificação.

Marcando o Exame

O Exame é feito em um centro autorizado da Pearson Vue. Para cadastrar basta entrar nesse link para criar sua conta e realizar o Exame.

Aqui também é muito importante preencher os dados com bastante cuidado, pois não pode haver nenhum erro com seus dados na hora que você for fazer o exame.

Depois de cadastrar escolha um local mais próximo para realizar o exame, depois escolha dia e horário e basta aguardar chegar a hora!!!

No dia do exame aconselho chegar pelo menos 30 minutos antes para você se acalmar, tomar uma água e ir ao banheiro antes de começar. Muito importante que você leve dois documentos de identificação, sendo que um deles obrigatoriamente tem que ter sua foto e os dois devem conter sua assinatura. Na hora da prova você não poderá levar nada para dentro da sala, no próprio local eles oferecem material para servir de rascunho e uma dica muito importante: USE O RASCUNHO para fazer anotações, fazer cálculos, etc. Isso é muito importante e vai ajudar bastante durante o exame!!!

Espero que esse artigo possa ajudar a esclarecer algumas dúvidas!!!

Um grande abraço a todos, uma boa sorte para aqueles que vão realizar a prova e nos vemos na Yellow Pages da Zend!!!!